Os 10 problemas mais comuns que barram aplicativos na Apple Store e como evitá-los.
Desde que o primeiro iPhone foi lançado, o mercado de aplicações entrou em ebulição. Grandes corporações, empresas de TI e startups vivem correndo contra o tempo para tentar emplacar o próximo app do momento.
Como a competição é acirrada e o volume de solicitações é altíssimo, a Apple estabeleceu algumas restrições para aprovar novos aplicativos. Antes de começar a desenvolver um app, é essencial conhecer essas regrinhas. A própria empresa listou quais são os problemas mais comuns nos aplicativos barrados:
1. Bugs e links quebrados
Um app só deve ser enviado quando está pronto para publicação. Todos os links devem estar funcionando perfeitamente. Por isso o app deve ser antes testado exaustivamente para corrigir qualquer erro.
2. Espaços reservados para conteúdo
Finalize todas as imagens e texto no app antes de enviá-lo, não deixando espaços reservados para inserir conteúdo posteriormente.
3. Informações incompletas
Inclua todas as informações solicitadas nas diretrizes. Se o app pede cadastro, forneça um nome de usuário e senha para teste. Se o app necessita de configurações especiais, inclua as especificações. Também assegure que seus dados para contato estão completos e atualizados. Teste tudo.
4. Descrições imprecisas
A descrição e os screenshots devem ser claros e transmitir a funcionalidade do app.
5. Iludir usuários
Se um aplicativo promete ao usuário certas características e funcionalidades, ele precisa entregar conforme anunciado.
6. Interfaces abaixo do padrão
Faça uma revisão teórica e verifique se o app atende aos requisitos para interfaces da Apple, que pedem layouts limpos, refinados e amigáveis ao usuário.
7. Publicidade
Se você indica para a Apple que o app veicula anúncios mas esse recurso não funciona corretamente, ele pode ser vetado. E vice-versa. É fundamental testar essa funcionalidade previamente.
8. Agregadores de conteúdo ou coleções de links
Idealmente, um aplicativo deve ser útil e aproveitar os recursos do sistema operacional iOS. Websites adaptados, conteúdos não formatados para iOS e interações limitadas podem barrar a aprovação do app.
9. Apresentação repetida de apps similares
Enviar vários aplicativos que em essência contêm as mesmas funções amarra o processo de revisão da Apple Store e pode até causar a rejeição desses apps.
10. Longevidade insuficiente
Um aplicativo pode ser recusado por não ter muita função, conteúdo ou se aplicar apenas a um nicho pequeno de mercado.