Como o Mobile Marketing pode gerar vantagem competitiva para sua empresa?
O conceito de Mobile Marketing compreende qualquer interação de publicidade realizada através de dispositivos móveis – celulares, smartphones, tablets etc. – tendo como objetivo alcançar o cliente e estimular uma ação.
Segundo dados da empresa de Tecnologia Cisco, divulgados em fevereiro deste ano, há uma estimativa de que até 2020, 70% da população mundial será usuária de algum tipo de dispositivo móvel. Estudos apontam que somente neste ano de 2016 mais de 50% da população usa o smartphone para navegar na internet. Portanto, alcançar o cliente em potencial no seu dispositivo móvel se tornou peça fundamental no conjunto de estratégias de marketing das empresas e também um diferencial competitivo.
A seguir, entenda como o mercado mobile pode ajudar a impactar um grande número de pessoas, resultando no aumento das vendas. Acompanhe!
Estratégias de Mobile Marketing interessantes para o mundo dos negócios!
SMS
É uma das mais utilizadas e também a forma mais simples de impactar o cliente, consiste em enviar uma mensagem de texto para clientes que são cadastrados em uma base de dados. Quem recebe não é cobrado pela mensagem.
Bluetooth
Excelente estratégia para campanhas locais. Muito útil para disponibilizar vídeos institucionais, jogos, wallpapers, descontos entre outros. O cliente é sinalizado para ativar o seu bluetooth caso queira receber gratuitamente arquivos de diversos formatos.
Aplicativos
Atualmente, contamos com uma diversidade de aplicativos, com as mais diversas funções para facilitar nosso dia a dia. Jogos, músicas, redes sociais, controle financeiro, marcação de consultas, delivery, compra de ingressos, notícias etc.
Diante disso, enxergou-se uma oportunidade incrível de colocar anúncios ou serviços na palma da mão dos clientes, que acessam diariamente e e qualquer lugar seus smartphones. Segundo dados do ADMob, plataforma Google, este formato de publicidade aumenta de 15% a 20% na receita da empresa.
Mobile Commerce
Os produtos ou serviços ofertados por meio de campanhas mobile marketing facilitam ainda mais a compra e pagamento que podem ser realizadas pelo próprio dispositivo.
De acordo com estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Ipsos e pela PayPal, entre setembro e novembro de 2015, foi concluído que o Brasil está à frente da média mundial no hábito de comprar pela internet por meio de dispositivos móveis. Alcançamos 34% contra os 33% da média verificada em outros países.
Gostou? Então compartilhe essas dicas nas redes sociais e dissemine informação!