Comunicação com o cliente: como um aplicativo pode te ajudar?
O uso de aplicativos já se tornou uma rotina para grande parte das pessoas. Com eles, é possível realizar serviços, comprar produtos e consultar informações variadas, entre tantas outras funcionalidades. Como eles se tornaram um recurso comum, vale a pena avaliá-los como uma alternativa de aproximação com o mercado.
Neste post, vamos verificar como um app pode ajudar a sua empresa na comunicação com o cliente.
Antes de tudo, que ele seja funcional
O que é um aplicativo, afinal? Basicamente, é um software instalado em um dispositivo qualquer — como um tablet ou um smartphone — que permite que o usuário interaja com alguns tipos de funcionalidades. Nesse aspecto, surge então o diferencial de um bom aplicativo.
Afinal, há muitos que apenas replicam um site e que não apresentam funções exclusivas. Ou seja, para obter respostas idênticas, tanto faz o usuário acessar o site ou acessar o aplicativo.
Portanto, é preciso que o app seja projetado para oferecer funcionalidades exclusivas, que não estariam disponíveis no site.
Maior conexão com o cliente
Assim, com um aplicativo verdadeiramente funcional, surge uma conectividade maior com o cliente, que passa a utilizar aquela ferramenta de uma forma mais contínua e eficiente do que faria com o site. Vale lembrar que ninguém costuma manter instalado por muito tempo um aplicativo que não seja verdadeiramente útil.
Por outro lado, aquele aplicativo que apresenta a real utilidade costuma ser acessado com frequência, o que aumenta a interação do cliente com a empresa.
Melhor experiência com a marca
Naturalmente, o aplicativo se associa facilmente à marca com a qual ele está relacionado. Assim, ele é capaz de comunicar valores de uma empresa e auxiliá-la no cumprimento das missões para as quais foi criada.
Utilizando um aplicativo, o cliente experimenta aqueles valores de maneira prática e consegue assimilar essa experiência com a marca com grande objetividade.
Redução no tempo de interação
Um aplicativo é projetado para oferecer as funcionalidades de maneira imediata e intuitiva. Sem rodeios e dispensando a necessidade de buscas intermináveis por menus ou a navegação muitas vezes cansativa por um site, ele consegue obter o que deseja, de maneira rápida e consistente.
Esse resultado não só torna a experiência de comunicação eficaz, como também cria uma sensação de satisfação que é bastante apropriada para essa comunicação.
Melhora na qualidade e no volume dos dados armazenados
A partir de um aplicativo, é possível coletar os dados gerados pelo cliente de uma forma simples e segura, o que auxilia na ampliação e na manutenção das informações que são armazenadas. Esta, sem dúvida, é uma característica muito interessante, que permite direcionar ações diversas, inclusive de marketing digital.
Ofertas imediatas
Os aplicativos são canais permanentes de conexão com o cliente e permitem funções de alertas que são muito oportunas para a divulgação de promoções, comunicados e outras ofertas de informações. Assim, de forma direta e sem o risco da informação ficar perdida em uma caixa de e-mail, ela chega de maneira imediata e integral ao cliente.
Melhor do que o SAC
Por melhor que seja um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) convencional — que normalmente é oneroso para a empresa -, por vários motivos e, às vezes, pela própria complexidade, pode ser que ele não cumpra a função para a qual foi projetado. Assim, há o risco de ele cair em descrédito e manchar a imagem da empresa no mercado.
Com um aplicativo, esse risco é minimizado, uma vez que a comunicação gera um conjunto de informações objetivas, que podem ser analisadas de maneira criteriosa, gerando a resposta desejada.
Fonte: Ilhasoft