Mobile ganha espaço na publicidade digital
O porcentual dos anúncios mobile na mídia online deve pular de 10%
para 60% até 2018.
A popularização dos smartphones do Brasil permitiu para empresas e pessoas novas possibilidades de uso. Em meio a uma infinidade de aplicativos é possível ler notícias, encontrar o melhor caminho no trânsito, realizar compras, entre outras facilidades. Atentas a estas mudanças as marcas estão investindo mais em campanhas mobile, promovendo métodos que oferecem conteúdo ou serviços no celular.
Segundo a eMarketer empresa especializada em marketing digital e e-comerce, o investimentos em publicidade mobile nos celulares e tablets no Brasil no ano de 2015, representou cerca de 9,4% dos gastos em marketing digital, mas a previsão da eMarketer é que até 2018, campanhas móveis tenham um aumento estimado para 59% (Veja o gráfico ao lado).
O celular permite para agências outras possibilidades permitindo que as campanhas sejam mais assertivas. O uso dos smartphones torna-se um meio atraente para os anunciantes porque está com o consumidor 24 horas por dia, sete dias por semana.
O anúncio não é a única ferramenta usada pelas empresas que permite falar com o consumidor através do celular. Elas adotam cada vez mais o uso de aplicativos patrocinados de games, música e receitas, por exemplo. A interação com o usuário é outro a fator relevante do celular. Muitas campanhas para redes sociais já partem do princípio de que a maiorias das pessoas terão acesso através dos smartphone potencializa os resultados das campanhas através do uso integrado a outras mídias, como TV e jornais.