Vantagens de Aplicativos para Lojas Virtuais
Os aplicativos para loja virtual facilitam o acesso dos usuários. Afinal, eles não precisam visitar um website para acessar o seu e-commerce.
Basta instalar e fazer um cadastro ou login, e pronto! Poderá navegar pelo catálogo de produtos sempre que quiser, diretamente pelo celular.
Esses aplicativos para loja virtual ganham destaque com relação à usabilidade. Isso porque garantem melhor performance e responsividade, se comparados aos sites mobile.
Devido essas facilidades, os aplicativos para loja virtual vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado mobile.
Por isso, hoje apresentaremos a você as principais vantagens dos aplicativos para loja virtual. Acompanhe até o fim, para ficar por dentro do assunto!
Qual a finalidade dos aplicativos para loja virtual?
Atualmente, as lojas virtuais são uma das principais maneiras de aquisição de bens.
Além da comodidade de o cliente não precisar sair de casa para consumir, os preços são mais competitivos e há maior variedade de produtos.
Levando em conta o mercado extremamente competitivo, é imprescindível que as empresas fiquem atentas às inovações neste segmento. Há sempre a necessidade de aprimorar o relacionamento com os clientes.
É nesse cenário da busca por inovações que entram os aplicativos mobile!
Os aplicativos para loja virtual são uma facilidade para que os consumidores acessem mais rápido o seu e-commerce.
Por que devo optar pelos aplicativos para loja virtual?
Talvez, neste momento você ainda não esteja convencido de que os aplicativos para loja virtual são a melhor opção, certo?
Portanto, separamos as principais vantagens dos aplicativos para loja virtual. Confira a seguir!
Vantagens para o seu e-commerce
Obtenção de estatísticas
A primeira vantagem dos aplicativos para loja virtual é a obtenção de estatísticas únicas, que fornecem informações sobre os visitantes.
No caso destes apps, é possível obter todos os reports (dados) de forma automática. Além disso, eles podem ser vistos em tempo real.
Esse processo de gerar os dados automaticamente, pode diminuir os custos para conseguir essas informações.
Fortalecimento de branding
Outro benefício dos apps para loja virtual é o fortalecimento de branding.
Vale lembrar que um dos princípios básicos do branding é a awareness, isto é, o contato dos consumidores com a marca diariamente.
Nesse sentido, quando o usuário baixa o app, ele irá visualizar a logo da sua empresa com muita frequência. Por conseguinte, lembrará periodicamente da sua marca.
Maior visibilidade
Sem dúvida, o aumento da visibilidade também é uma das vantagens dos aplicativos para loja virtual.
Sabemos que os smartphones fazem parte da vida de muitas pessoas e que todos checam os dispositivos várias vezes por dia, certo?
Nesse sentido, se você cria um app, a sua marca ganha visibilidade no smartphone dos clientes.
No caso do site, por exemplo, é necessário que o usuário acesse o navegador e digite o endereço.
Por outro lado, no aplicativo, é só dar um clique.
Maior engajamento
As possibilidades de um aplicativo são inúmeras!
Você pode optar por lançar promoções exclusivas para os clientes que possuem o app. Da mesma forma que pode apostar nas notificações.
Essas estratégias são ótimas para aumentar o engajamento dos usuários, e consequentemente, a taxa de conversão.
Notificações e atualizações
Conforme comentamos, é possível o envio de notificações aos clientes.
Desta maneira, você consegue enviar atualizações dos seus produtos, assim como, descontos, promoções, entre outros.
Isso, de fato, pode aumentar o seu lucro e a proximidade com os usuários do app.
Credibilidade
Outra das vantagens dos aplicativos para loja virtual é o aumento da credibilidade da sua marca.
Apesar de os e-commerces crescerem muito, ainda existem alguns consumidores que têm desconfianças na hora de comprar online.
Com um aplicativo, é provável que esses clientes confiem mais na sua loja virtual.
Velocidade de conexão
Do mesmo modo, os aplicativos para loja virtual garantem mais rapidez no acesso.
Isso porque os apps são cerca de 1,5 vezes mais rápidos que o site mobile.
Ou seja, o seu usuário poderá acessar os produtos e realizar as compras sem ter problemas no carregamento.
Facilidade de marketing
As campanhas de marketing, normalmente, têm um custo bem elevado.
É preciso um alto investimento para engajar os clientes e fideliza-los.
Já com o aplicativo, isso fica muito mais fácil e menos custoso. Afinal, depois que usuário baixa o aplicativo, a sua comunicação se torna mais rápida e pessoal.
Conteúdo personalizado
Com relação à comunicação mais pessoal dos aplicativos para lojas virtuais, estamos nos referindo aos conteúdos personalizados para cada cliente.
Após a realização do cadastro, você consegue acompanhar as suas preferências dentro do app e preparar esse conteúdo.
Você pode criar homes personalizadas, ou ainda, recomendar produtos que aumentem a possibilidade de venda.
Comunicação imediata
Conforme comentamos anteriormente, a comunicação com o usuário se torna mais direta.
Seja por meio de notificações, ou ambientes personalizados, você poderá se comunicar diretamente com o usuário.
Ao investir em um app para sua loja virtual, você terá controle total do envio de mensagens para o seu público.
Proporcionar utilidade
Os aplicativos para lojas virtuais não são apenas um portal de entrada para sua marca.
Você pode ir muito além utilizando as funções nativas dos smartphones!
Ou seja, você pode acessar funcionalidades como microfone e câmera, por exemplo, para criar uma infinidade de interações com o usuário.
Outro exemplo é o uso do GPS. Por que não criar uma seção no app que mostra qual a loja física mais próxima?
Existem lojas como as de tintas que oferecem o catálogo de cores no app. Com o acesso à câmera do dispositivo móvel, o usuário consegue selecionar a cor e ver como ela ficaria no ambiente que deseja pintar.
Enfim, são infinitas as possibilidades de interações, que só um aplicativo oferece.
Valorização da marca
Provavelmente, você já sabe que é muito importante se manter atualizado das principais tendências do mercado.
Afinal, se você não se atualizar, perderá muito espaço para os seus concorrentes.
Atualmente, os aplicativos já se tornaram quase que uma exigência para as empresas.
A grande questão é que os usuários valorizam mais aquelas marcas que possuem um aplicativo personalizado.
Fidelizar clientes
Temos a certeza de que você e seus concorrentes estão buscando cada vez mais novas formas de atrair os clientes.
Todas essas tentativas acabam sobrecarregando-os, diminuindo assim, o impacto da comunicação.
Por outro lado, se você cria um aplicativo, há mais chances de você atrair o interesse do usuário, mesmo com a sobrecarga de informações.
Isso torna também os seus clientes mais fiéis à sua marca.
Oportunidades do mercado mobile
Vale lembrar também da tendência de crescimento do mercado de smartphones.
Dados recentes indicam que os brasileiros estão se familiarizando mais com as compras mobile.
43% do share do mercado já se concentra nos dispositivos móveis.
Além disso, o Panorama do Comércio Móvel no Brasil indicou recentemente que 85% dos brasileiros que têm smartphones realiza compras por meio do dispositivo.
Ou seja, o comércio móvel não é mais uma tendência.
Se tornou uma força comercial dominante.
Afinal, hoje é possível comprar quase tudo em um smartphone.
Com o seu dispositivo você consegue comprar comida, ingressos para o cinema, abrir uma conta bancária, fazer aulas na faculdade, etc.
Tudo está na palma da sua mão!
Faturamento do mercado em 2019
No mercado em geral houve um crescimento de 20% na receita dos aplicativos, se compararmos com 2018.
O terceiro trimestre chegou a US$ 23 bilhões de faturamento.
Estima-se que nos próximos anos chegue até US$ 122 bilhões por ano.
O que esperar do mercado mobile?
As empresas pretendem agir de maneira mais agressiva, formando fortes parcerias e produzindo conteúdos exclusivos.
Com relação às compras, como comentamos recentemente, o tíquete das que são realizadas no desktop ainda é maior. Porém, isso pode mudar por conta também do aumento da confiança das operações nos dispositivos móveis.
Quando não investir nos aplicativos para loja virtual?
Antes de investir em um app de loja virtual, você precisa considerar alguns pontos.
Verifique se os seus produtos possuem vantagem de demandas, confira também suas taxas de recompra. Além disso, não esquece de observar se você tem um diferencial que garanta o amadurecimento no mercado.
Caso isso não exista, considere investir em um site mobile.
Como existem muitas lojas virtuais no mesmo segmento, é imprescindível que a sua loja tenha algum diferencial. Se não, será só mais uma no mercado.
Por esse motivo, você precisa pensar em um aplicativo com novidades para os consumidores! Afinal, você não quer que os usuários baixem o seu app, e em seguida, excluam, certo?
O que é necessário ter nos aplicativos para loja virtual?
Ao projetar o seu aplicativo, pense em algumas funcionalidades que são essenciais para que ele se destaque.
Notificações
As notificações são muito importantes para os aplicativos de loja virtual.
Elas são uma ótima estratégia para se comunicar com os usuários.
Através das notificações, como falamos anteriormente, você pode informa-los de promoções, atualizações de produtos. Além disso, com essa funcionalidade, eles serão lembrados de acessar o seu app com frequência.
Integração com as redes sociais
Outro ponto relevante é a integração dos aplicativos para lojas virtuais com as redes sociais.
Isso permite o login sem nenhuma complicação.
E para a maior parte dos usuários, poupar tempo no cadastro é algo muito importante.
Esse tempo pode ser gasto posteriormente, navegando pelos produtos.
Itens relacionados
O recurso dos itens relacionados também é importante para o seu aplicativo, pois ele pode aumentar o ticket médio das vendas.
Quando você mostra aos usuários produtos similares, você garante mais chances de vender a cada transação.
Ofertas especiais
Já comentamos sobre a fidelização, certo?
Essa fidelização ocorre com mais facilidade quando o aplicativo oferece benefícios exclusivos aos clientes.
Por isso, não esqueça de oferecer cupons e ofertas para quem compra pelo seu app.
Lista de desejos
Por fim, a lista de desejos pode ser muito importante para o aplicativo.
Com ela, os clientes podem escolher os produtos que gostariam de ganhar de outras pessoas.
Essa lista pode ser compartilhada por e-mail, e até mesmo pelas redes sociais.
O ponto positivo é que as listas de desejos funcionam como uma publicidade gratuita para sua marca.
Pontos para você ficar atento
Agora que você já sabe todas as vantagens de investir nos aplicativos para loja virtual, é importante que conheça também alguns pontos para ficar atento.
Os aplicativos nativos para e-commerce podem ter um custo bem elevado, tanto para o desenvolvimento, como para manutenção. Por esse motivo, você precisa avaliar bem o seu orçamento.
Além disso, em muitos casos, vale a pena contratar uma empresa especializada, ao invés de produzir internamente. Isso porque o custo para montar uma equipe pode ser bem maior.
Outro ponto relevante é a questão da especialização. Para desenvolver um aplicativo, é preciso ter uma equipe com habilidades para desenvolver os códigos e atualizar o software.
Por isso mesmo é que comentamos a possível necessidade de contratar uma empresa terceirizada para o desenvolvimento do app.