7 Tendências do mercado de aplicativos
O mercado de aplicativos é um dos mais atraentes para empreendedores iniciantes. Afinal, somente no Brasil, há 168 milhões de smartphones, de acordo com dados de 2016 da Fundação Getulio Vargas (FGV).
O setor de aplicativos tem oportunidades interessantes para empreendedores.
Pois, é possível oferecer soluções para consumidores, para outras empresas e para o poder público.
Conheça as tendências do mercado de apps.
1. Vendas omnichannel
A experiência de compra de usuários de smartphones se caracteriza por uma mescla entre o mundo físico e o mundo virtual. Um consumidor pode, por exemplo, reservar um produto pela internet e vai buscá-lo na loja. Essa experiência omnichannel (multicanal) surge como oportunidade de negócio para empreendedores. Pois, é possível levar etapas de uma compra para o aplicativo ou até mesmo antecipar a compra pelo smartphone. Uma boa ideia é oferecer soluções do tipo a empresas que já existem.
2. Inteligência artificial
Outra novidade é a inteligência artificial, mais exatamente os softwares de atendimento ao cliente e assistente pessoais. O uso desses robôs deve se tornar mais frequente nos próximos anos.
3. Internet das coisas
Produtos do dia a dia, como eletrodomésticos e meio de transporte, que podem ser conectados à internet são outra tendência. Ainda que a internet das coisas não esteja diretamente relacionada aos smartphones, a transformação desses itens em dispositivos inteligentes deve estar no radar de empreendedores da tecnologia, de acordo com o professor.
4. Realidade virtual e aumentada
As duas novidades, ainda que mais relacionadas ao setor dos games, podem ser interessantes para mercados como o varejo. É possível, por exemplo, usar o smartphone para visualizar como um móvel ficaria em um determinado ambiente. Tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada podem mudar a experiência de compra dos usuários. Vale a pena criar produtos com base nessas tecnologias.
6. Empreendedorismo social
Outro segmento que ganha força é o de aplicativos que resolvem problemas sociais. Há plataformas que informam onde estão os ônibus ou que servem para relatar problemas de uma cidade, por exemplo. O grande desafio está na monetização maior desses apps, pois a população tem uma maior resistência em pagar por eles. No entanto, o poder público pode se interessar pela solução e pagar por ela. Outro fator relevante é que as plataformas estão cada vez mais sofisticadas. Além disso, passam uma mensagem de empoderamento, de que todos podem criar um aplicativo.
7. Mercados aquecidos
O mercado está em constante crescimento, há alguns setores da economia que têm mais potencial de crescimento para empreendedores do mercado de aplicativos. Como as áreas da saúde, transporte, varejo e finanças que possuem boas perspectivas.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios